sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Londres: o que você precisa saber ou não!!

No meu ponto de vista impressões sobre Londres....

1 - Faça o roteiro antes de ir.

Fiz um roteiro para passar 5 dias em Londres incluindo o dia que cheguei e o dia da volta. Se você está disposto a aproveitar o que tem de turístico e histórico na cidade, com certeza vai ter que usar todos os minutos que se tem disponível da viagem.

Saí de São Paulo numa terça-feira dia 09/04/13 com destino direto para Inglaterra. O vôo foi tranquilo e os comissários de bordo muito simpáticos. Fui de British Airways, business class e apesar de ser uma classe com mais poltronas do que em outras companhias áereas, fui super confortável e com boa comida. Estranhei o horário pois decolamos as 16:00 hs então a maior parte do vôo estava sem sono algum, consequentemente o tempo custava a passar.

Viajei com uma amiga e como a maioria sabe, falamos um pouco mais do que nosso sexo oposto. Meu marido não pôde ir e tive que ver o lado bom da situação: (apesar de querer muito passar esses dias lá com ele!), ele não teria total pique de acordar cedo, dormir tarde, rodar a cidade de metrô e parar para comer onde fosse mais perto.


2 - Escolha um hotel perto do metrô.

Chegamos no hotel as 9:00 hs da manhã depois de um simpático táxi português ter nos trazido do aeroporto de Healthow, o único aeroporto que é servido pela linha de metrô.

Ficamos no hotel Intercontinental London Westminster, muito bem localizado e com excelentes serviços! Com essa localização deu pra fazer bastante passeios a pé. Porém, também utilizei muito o metrô de Londres pois, para nossa sorte, a estação St. James's Park ficava em frente ao nosso hotel.


3 - A moeda. 

A moeda oficial do Reino Unido é a Libra Esterlina. Tive a opção de levar o Travel Money, aquele cartão pré pago que você carrega aqui e usa lá na moeda local. A vantagem em relação ao cartão de crédito normal é que você só paga 0,38% sobre o valor. Sendo que o cartão de crédito cobra 6,38% sobre o valor gasto (valores de abril/2013). De última hora não levei esse cartão. Levei comigo um pouco de libra que havia trocado aqui no Brasil e um pouco de dólar americano que troquei lá. Dica: se você for na Oxford Street vai achar bastante lojas de souvenir que trocam dólar sem comissão e com uma taxa mais barata do que se for em um câmbio convencional.


4 - Meios de transportes super organizados.

O meio de transporte mais rápido, fácil e barato que usamos foi o metrô. Muito bem organizado e sinalizado. Com vários mapas do metrô disponíveis, indicando estações por cores e suas intersecções. O mapa é pequenininho e cabe no seu bolso. Eu usava o mapa da cidade para achar os pontos turísticos para poder então localizar o metrô mais próximo. Muito mais fácil ir e vir pela cidade.

O local em si é muito limpo e os funcionários sempre solícitos e educados. Os trens do metrô estão localizados muito abaixo da terra. As escadas rolantes sempre sinalizadas com as plaquinhas de "Stand on the right", onde se você não está com pressa na escada deverá permanecer parado a sua direita para que os que querem transitar descendo ou subindo mais rápido possam ter a passagem livre a esquerda.

A passagem avulsa de ida e volta é cara. Eu comprava uma opção mais barata o Travelcard todos os dias a 7,30 libras e o usava a vontade durante o dia inteiro. Se você não tem compromissos muito cedo, vale a pena comprar após as 9:00 am, o chamado Day Travelcard Off-Peak nesse valor. Antes desse horário o Day Travelcard Anytime custa 8,80 libras. As máquinas facilitam bastante o processo pois é mais rápido e mais fácil comprar (não precisa gastar seu inglês com nenhum atendente!).

O ônibus eu usei pouco, mas me surpreendi da mesma forma: organizado, limpo e pontual. Em cada parada havia informações sobre itinerário e localização, mas o mais importante: quais os próximos ônibus a passarem e quanto tempo faltava para chegarem na parada. Por exemplo, no dia em que andei de ônibus o letreiro marcava 2 minutos para ele chegar e foi exatamente esse o tempo que demorou para vir.

As duas únicas vezes que pegamos um táxi foi do aeroporto para o hotel e vice-versa. Pagamos 60 libras cada trajeto. Dá pra andar pela cidade sem precisar de táxi e sem medo. Transporte público simples e eficaz!


5 - Não espere muito da comida.

Se você for brasileiro, não espere grandes coisas da culinária britânica. O prato mais famoso ou popular deles é o Fish and Chips, que eu comi algumas vezes. O prato consiste em um peixe grande e uma porção de fritas. É barato e mata a fome, mas depois de dois dias comendo isso você não vai querer ver mais o prato na sua frente.

Em todos os restaurantes e pubs nós pagávamos antes a comida ou bebida para depois levá-la a mesa. Não existe isso de consumir e depois vir na mesa a conta final para pagar.

Como eu estava com o intuito de aproveitar o tempo ao máximo, não inclui nenhum restaurante específico ao meu roteiro. Os restaurantes que parávamos para almoçar dependia muito de onde estávamos no horário da fome. Fomos desde um Subway até um Le Pain Quotidien.

Dizem as más línguas que europeu não sabe comer, mas acredito que tem sim países com uma boa culinária. O que acontece é que o brasileiro em si é chegado mesmo no arroz e feijão nosso de cada dia. Costumes!


6 - Educação londrina.

Ao contrário dos franceses, o britânico é um povo educado e gosta de ajudar o turista. Não sei se eu é que tive sorte, ou se todos são assim, mas a verdade é que eles se esforçaram para entender o meu inglês 30% e o meu show de mímica cada vez que eu precisava de uma informação.

Se algo seu cai no chão, eles correm para pegar. Se você esbarra em alguém, capaz da pessoa pedir desculpas antes de você. Ninguém fura fila, ninguém tenta tirar vantagem de nada. Tudo funciona do jeito que tem que funcionar. As pessoas no metrô aguardam os outros saírem para que possam entrar. Se não der tempo para entrar, eles não se espremem para tentar um lugarzinho e sim esperam calmamente o próximo vagão. Até nos corredores eles andam a direita para que o contra fluxo possa vir pela esquerda, sem ninguém trombar no outro.

Fiquei surpresa ao ver crianças educadamente comportadas nos museus e amostras. Não via crianças correndo, gritando ou fazendo bagunça, e sim todas interessadas no que o adulto tinha a dizer sobre a obra ou um quadro específico.

A melhor dica é: seja educado! Jogue lixo no lixo. Não fale alto em lugares que não permitam. Respeite a fila. Respeite todas as sinalizações. Use sempre as palavrinhas mágicas: excuse me, please e thank you. Coloque um sorriso no rosto. Dê passagem. Represente nosso país com educação! O mínimo que podemos fazer na casa dos outros....


7 - London Pass.

Dependendo do seu roteiro, você pode se organizar para conhecer algumas atrações que estão incluidas no London Pass, em um mesmo dia e economizar no preço das atrações.

O London Pass é como se fosse um passe diário que concede entrada gratuita em 60 atrações, e ingresso sem fila em algumas das mais famosas. Você paga um único valor e usufrui de quantas atrações conseguir de acordo com o cartão comprado.

Ele tem duração pré determinada. A pessoa pode comprar para um dia, dois, três ou seis dias. Ele vem com um livrinho com todas as atrações detalhadas. Além das atrações ele dá descontos em alguns restaurantes e bares conveniados.

Se você tiver na sua lista três ou mais atrações que consiga visitar em um mesmo dia vale a pena comprar o London Pass. Só precisa prestar atenção na localização de cada uma e levar em consideração o tempo de locomoção. 


A lista de algumas atrações mais caras cobertas pelo London Pass: 
  • Abadia de Westminster
  • Churchill War Rooms
  • HMS Belfast
  • Kew Gardens
  • London Bridge Experience
  • London Transport Museum
  • London Zoo
  • Palácio de Kensington
  • Shakespespeare's Globe Theatre Tour
  • Torre de Londres
  • Tour e Museu de Wimbledon
  • Tour pelo Estádio de Wembley
  • Tour pelo Estádio do Arsenal
  • Tour pelo Estádio do Chelsea

Atrações caras que não são cobertas pelo London Pass:
  • London Dungeon
  • London Eye
  • Madame Tussauds
  • Palácio de Buckingham
  • Palácio de Westminster

8 - Lindo céu cinzento.

Na verdade, por íncrivel que pareça, não passei tanto frio em Londres. Lógico que não sou parâmetro de como está a temperatura lá fora, pois sou uma pessoa bem calorenta. E sei que quando pensamos em Londres logo vem a mente céu cinzento! Porém, apaixonei pelo céu londrino!!

Fui na primavera, onde a oscilação de temperatura variava entre 5º e 13º. Levei na mala meu estoque de botas e casacos, e com isso fiquei quentinha para poder andar à pé pela cidade. Lembrando que, para as mulheres, vale a pena levar bota sem salto, pois a minha experiência com uma de salto me fez querer jogá-la pela janela ao final do dia!


O que me incomodou um pouco, (e quem é crespa e faz escova sabe!) a garoa fina que caía ao longo do dia. Chove mas não é igual aqui que cai de uma vez e pára. A chuva lá quase não se percebe, e para o londrino principalmente nem existe: eles andam normalmente como se ela não estivesse caindo. 

Não chove todos os dias, as estatísticas dizem em um terço dos dias. Se você tem 9 dias na cidade provavelmente irá passar 3 dias com chuva.

No meu último dia lá fez um sol gostoso, a temperatura estava em torno de 14º. Frio para nós brasileiros, mas quase verão para os londrinos que já estavam estendendo suas toalhinhas nos parques 
reais e aproveitando o tempo para queimar a pele branquinha.



Confome eu for lembrando de algo importante vou acrescentando nesse mesmo post aqui.

Espero ter ajudado aos viajantes!!























Nenhum comentário:

Postar um comentário